Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    MPF/AM e Semed promovem consulta pública sobre construção de creche em área verde

    Evento será realizado no próximo dia 24 de fevereiro, a partir das 8h, no auditório da Assembleia Legislativa do Estado

    A construção de uma creche municipal em área verde próxima ao Corredor Ecológico do Mindu, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul de Manaus, será tema de consulta pública promovida pelo Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) e pela Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed), em conjunto, no próximo dia 24 de fevereiro, a partir das 8h, no auditório principal da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas, localizada na avenida Mário Ypiranga Monteiro, número 3.950, Parque 10. A obra é alvo de denúncias de invasão de área protegida apresentadas ao MPF.

    Toda a população do bairro Parque 10 de Novembro, em especial os moradores do entorno da área onde o Município pretende construir uma creche, está convidada a participar dos debates. O objetivo da consulta pública é reunir informações, sugestões e críticas que possam auxiliar o MPF/AM na apuração do caso. O Edital de Convocação foi publicado no último dia 15 de janeiro, juntamente ao Regimento da Consulta Pública, que reúne as regras de participação que deverão ser observadas durante o evento.

    As obras da creche municipal foram suspensas em atendimento à recomendacao do MPF/AM, em novembro de 2014. Na época, o órgão requereu à Prefeitura que paralisasse imediatamente a construção até que fosse realizada consulta pública à comunidade sobre o empreendimento, diante da denúncia de que a unidade escolar estaria sendo construída em área verde que faz parte do Corredor Ecológico Urbano do Mindu, principal habitat natural do sauim-de-coleira, espécie de primata ameaçada de extinção.

    Entre os documentos que motivaram a recomendação do MPF está um abaixo-assinado com manifestação de centenas de moradores contra a construção da creche no local, considerando que há outras alternativas de locais que atenderiam melhor o interesse público. Com a consulta pública, o MPF/AM espera promover o diálogo entre todos os órgãos, entidades e pessoas envolvidas ou interessadas na construção da creche municipal para, posteriormente, analisar as informações apresentadas e dar o encaminhamento mais adequado para o caso.

    Regulamento – A consulta pública será presidida pelo procurador da República Rafael da Silva Rocha. A participação na consulta pública é livre aos veículos de imprensa e a qualquer pessoa sem necessidade de inscrição. Apenas os interessados em fazer intervenções orais precisarão se inscrever na hora e no local do evento, sendo possível também apresentar documentos.

    Será possível a realização de pré-inscrição, até as 18h do dia 23 de fevereiro, por meio eletrônico, com envio de e-mail para pram-civel2@mpf.mp.br, com o seguinte assunto: “Consulta Pública sobre a construção de creche municipal em área adjacente ao corredor ecológico urbano do Mindú”. A ordem de manifestações no dia do evento obedecerá a ordem de inscrição.

    Assessoria de Comunicação

    Procuradoria da República no Amazonas

    (92) 2129-4734 / (92) 98415-5277

    pram-ascom@mpf.mp.br

    facebook.com/MPFederal

    twitter.com/mpf_am

    • Publicações780
    • Seguidores4
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações56
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/mpf-am-e-semed-promovem-consulta-publica-sobre-construcao-de-creche-em-area-verde/165703104

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)