Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Em Manaus, MPF/AM e MP-AM flagram condições desumanas em unidade terapêutica

    Entre vários outros problemas sanitários e estruturais, o Centro de Tratamento em Adicções em Álcool e Drogas Resgatando Vidas servia comida estragada aos pacientes

    “Ambiente insalubre, com roupas e objetos espalhados e alimentos com conservação inadequada, muitos com validade vencida e sujeitos ao contato com fezes dos animais que vivem no local.” Essa foi a situação encontrada pelo Ministério Público Federal no Amazonas (MPF/AM) e pelo Ministério Público do Estado do Amazonas (MP-AM), durante visita realizada ao local onde funcionava o Centro de Tratamento em Adicções em Álcool e Drogas Resgatando Vidas (Centrad).

    O MPF apura supostas violações de direitos humanos nas comunidades terapêuticas para usuários de drogas que constam do relatório no relatório da 4ª Inspeção Nacional de Direitos Humanos. No Amazonas, três unidades terapêuticas foram visitadas como parte de apuração promovida por meio de inquérito civil público, tendo sido verificadas irregularidades graves em uma delas.

    Dois homens que receberam os membros dos Ministérios Públicos durante a visita realizada no último dia 26 de janeiro informaram que estão no local há mais de dez anos, mas disseram que o local não funciona mais como centro de tratamento, embora sete pessoas ainda vivam no local. Segundo eles, o centro recebe ainda antigos pacientes que, eventualmente, retornam ao local, tudo com o conhecimento e consentimento do antigo proprietário.

    Na entrada do estabelecimento estava uma pessoa idosa demonstrando saúde comprometida, que sequer sabia precisar sua idade. De acordo com os dois homens que acompanharam a inspeção, uma irmã paga valores mensais para que o idoso permaneça no local. Na cozinha, um paciente que foi destacado pelo coordenador do local para preparar os alimentos para os moradores do local informou aguardar alta há oito meses.

    De acordo com os promotores e procuradores, os alimentos disponíveis para preparação eram obtidos por meio de doações levadas até o local pelo antigo proprietário do Centrad e, no momento da visita, estavam guardados sem qualquer condição de higiene e muitos estavam fora do prazo de validade. O relatório de inspeção descreve ainda que havia também seringas utilizadas no chão de um cômodo, utilizadas supostamente em razão de tratamento de diabetes de um morador.

    No último dia 2 de fevereiro, promotores de Justiça retornaram ao local para acompanhar o resgate e a transferência dos moradores para outras unidades regulares.

    Responsabilização criminal – O responsável pelo centro de tratamento, Anderson Ferreira de Souza, foi levado a uma delegacia de polícia para prestar esclarecimentos e, em seguida, foi liberado. De acordo com o MP-AM, órgão que atuará na responsabilização criminal do caso, ele foi notificado e deverá responder por crime contra as relacoes de consumo, previsto no artigo da Lei 8.137/90 (Lei de Crimes Contra a Ordem Tributária), pois fornecia aos pacientes alimentos impróprios para o consumo.

    Assessoria de Comunicação

    Procuradoria da República no Amazonas

    (92) 2129-4734 / (92) 98415-5277

    pram-ascom@mpf.mp.br

    facebook.com/MPFederal

    twitter.com/mpf_am

    • Publicações780
    • Seguidores4
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações21
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/em-manaus-mpf-am-e-mp-am-flagram-condicoes-desumanas-em-unidade-terapeutica/165218706

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)